4.5.03

Outro dia eu num tinha o que fazer na faculdade então fui na biblioteca procurar algum livro sobre, é claro, história da música, ja que é uma das únicas coisas que eu me animo pra ler...então, na minha procura, eu achei um livro bem interessante, chamado O Jazz - do rag ao rock, que me pareceu bem interessante...diferente do livro do Hobsbawn, que eu até comentei aqui a um certo tempo atrás, esse livro é mais fácil de ler, o que faz com que você possa ler tranquilamente no ônibus, enquanto o livro do Hobsbawn, a História Social do Jazz, exige mais concentração, o que não quer dizer que seja pior...eu até li a introdução, mas como eu sou muito vagal, pretendo acabar de ler quando tiver tempo livre, como nas férias...mas voltando ao livro, que eu esqueci de dizer, é do Joachim E. Berendt, ele é mais fácil porque seria como um resumo da história do jazz...primeiro ele explica mais ou menos os diferentes estilos do jazz, depois aborta os principais músicos de cada estilo e assim vai...como eu estou bem longe de acabar o livro, eu prefiro num falar tanto assim sobre ele, mas cm certeza é recomendado pra qualquer um que esteja interessado em saber a história do Jazz ou apenas curioso...falando em curiosidades, nesse livro ele diz que nas primeiras décadas do século XX, em Nova Orleans, era costume das bandas de Jazz se apresentarem pela cidade sobre caminhões que andavam ela cidade e, quando duas bandas se encontravam, começava um duelo entre elas, no meio da rua! Devia ser muito da hora, mesmo o jazz daquela época sendo muito diferente do atual, a começar pelas bandas, que diferentemente de hoje, não costumavam ter trombone ou sax em suas formações, além de algumas optarem por banjo ao invés de guitarra e pela tuba ao invés do contrabaixo...mas mesmo assim devia ser demais assistir à um duelo desses...

E falando em faculdade, essa semana é a Semana da Graduação na História, o que quer dizer que eu num tenho aula...cada dia terá um assunto sobre o qual discutirão com a idéia de fazer as mudanças necessárias no curriculo do curso...quem sabe eu até vá em alguns...e Mr. Griffin, dependendo de como for, existe a possibilidade de nós ensaiarmos nessa semana, viu?!

Eloy - Impressions

Nenhum comentário: