21.10.03

Eu num sei o que o Rio tem de diferente que consegue juntar tanta gente asquerosa em tão pouco espaço...um lugar com gente como Eurico Miranda, Ricardo Teixeira e sua batota "futebolista", Garotinho e Rosinha, entre outros astros é até difícil de imaginar, mas é ai que eu descubro que num para por ai...tem um que eu ainda num tinha ouvido falar...o cara se chama João Uchôa Cavalcanti Netto e é dono da "Universidade" Estácio de Sá, que segundo essa matéria, é a faculdade que mais cresce no país...a tal matéria começa assim:

Na entrevista o ex-juiz declara que ao querermos erradicar o analfabetismo do Brasil estamos, na verdade, ferindo a liberdade de escolha dos analfabetos que, segundo ele, podem simplesmente ter escolhido não saber ler ou escrever.

Não pára por aí. Segundo ele quem tem Mestrado ou Doutorado não serve para nada (“Na cúpula da Estácio quem tem mestrado e doutorado não entra. Isso é uma regra.”) e a educação no Brasil não lhe interessa. “Eu estou interessado é na Estácio.” – mostrando que para ele educação é um negócio como outro qualquer, onde o importante é fornecer o que cliente quer pelo melhor preço.


Depois disso tem uma entrevista, como diz no trecho, onde o cara fala umas coisas que eu até demorei pra acreditar tanto no que o cara diz como alguém que diz que estudou e que tem um cerebro possa dizer coisas assim...

Outras pérolas da sua entrevista:

Eu não me interessei pela educação e nem acho que eu seja uma pessoa muito interessada em educação. Eu sou interessado na Estácio de Sá, isso é que é importante. Estou interessado no Brasil? Não, não estou interessado no Brasil. Na cidadania? Também não. Na solidariedade? Também não. Estou interessado na Estácio de Sá.

As pesquisas não valem nada. A gente olha todo mundo fazendo tese, pesquisa e tal, mas não tem nenhuma sendo aproveitada, raríssimo, é uma inutilidade pomposa, é uma perda de tempo federal. Aquilo ali vai dar um monte de título para o cara, ele vai arrumar um emprego bom e vai trocar cartãozinho com o outro que pesquisa também e fica aquela troca de reverência, para um lado e para o outro, mas a pesquisa em si não vale nada. As faculdades privadas não fazem pesquisa porque não querem jogar dinheiro fora. Estou hoje trabalhando muito, a gente estava com 137 pesquisas em andamento, não tinha uma que prestasse. Parei todas elas e vamos começar a fazer pesquisa útil. E o que é pesquisa útil? É aquela que pode ser aproveitada pelo homem comum.

Banco del Mutuo Soccorso - Paolo Maledetto (essa música parece trilha sonora dos Goonies)

Nenhum comentário: