26.9.03

Ontem eu fui na Sala São Paulo assistir a orquestra, mas nem tava tão empolgado assim, porque eu fui mais por curiosidade porque a primeira parte do programa era o concerto pra harmônica e orquestra do Villa-Lobos (harmônica=gaita) e eu nunca vi uma música que num seja blues ou populares afim com gaita, como um concerto...a música foi é muito bonita, como ja haviam me dito e se alguém se interessar, amanhã tem de novo e hoje e domingo tem orquestra de camara como o mesmo gaitista tocando alguns arranjos de músicas populares como CHico Buarque, Deodato e outros...mas o que mais me impressionou foi a segunda parte do programa, com a Sinfonia n.8 do Shostakovich...eu ainda vou descobrir o que que tinha na Russia de tão diferente, porque num é possível, os compositores de la são uns animais...ultimamente eu fui algumas vezes assistir a orquestra tocar algumas músicas desses compositores, como Stravinsky, Mussorgsky, Tchaikovsky e Bártók, que é húngaro, mas é meio doido também...mas a Sinfonia de ontem eu num lembro de algo tão forte...parece que foi composta durante a guerra, segundo o que ouvi falar e pelo que eu imagino, deve retratar a guerra, principalmente uma parte que parecia um bombardeio...eu nunca tinha visto um percussionista tocar tão forte o bumbo como o cara tocou ontem...tremeu toda a sala...num sei, eu ia falar mais, mas é meio difícil descrever em palavras...mas como diria o cara que cuidava as cordas na orquestra, aquilo é que é tocar forte, meio selvagem, mas no caso ele se referia a um quarteto de cordas de Bártók...

Schubert - A truta

Nenhum comentário: