15.1.03

A combinação das palavras "Bahrein" e "rock progressivo" (de boa qualidade) parecem um milagre, se não algo impossível...isso eu vi num site, depois de procurar sobre uma banda que por sua vez eu encontrei na lista de um cara no mIRC...eu tava olhando a lista desse cara e várias bandas me chamaram atenção, mas nenhuma mais que essa, o Osiris, devido ao fato de que ao lado do nome estava escrito Bahrein. Pra quem num lembra mais nada de Geografia, se é que aprendeu isso algum dia, Bahrein é um país minúsculo, quase um ponto, entre o Catar e a Arábia Saudita. E de la, desse ponto no mapa que vem essa banda...como nesse mesmo site diz, deve ser a única banda de rock progressivo que ja existiu naquela região...muito boa por sinal, mesmo eu tendo escutado apenas umas quatro músicas, ja que o queue do cara no irc é sem noção...a banda gravou 3 discos na sua história, além de um ao vivo que pelo que eu vi, foi gravado direto de uma mesa de 2 canais...alto nível! Mas os discos de estúdio são bons. A formação da banda é bem comum, com baixo, guitarra, vocalista, dois tecladistas, onde os dois tocam teclado (dã!) mas um toca orgão e outro piano, alem do baterista, que também é percussionista e toca aqueles instrumentos regionais de percussão, como a tabla, que é muito legal por sinal. Sobre o estiolo de música, é difícil relacionar com alguma outra banda que eu conheça, mas é um rock progressivo com os teclados em evidencia, um baixo muito bem tocado que em algumas músicas, como "Myths & Legends", ele tem quase um solo, com bastante destaque, a guitarra e a bateria não são extremamente virtuosos, mas como qualquer banda de progressivos, tem seus solos e mudanças de tempos, e o vocal, infelizmente na minha opinião (ou não) é em ingles...infelizmente porque eu acho muito legal essas bandas progressivas cantadas em idiomas 'estranhos', mas provavelmente o resultado não seria dos melhores...como eu escutei pouco, prefiro não falar muito além do que eu disse, acho melhor que quem ficou curioso pegar a música e ver o que acha...tem um site onde eles disponibilizam 3 músicas para download, entrem la e divirtam-se!

Aproveitando que eu falei de percussão árabe, eu num lembrava do nome da tal Tabla e fui procurar no Google e achei um site bem interessante, de um professor de tabla libanesa que da umas dicas pra quem toca, explica cada um dos tipos de instrumentos da região, e outras coisas sobre o instrumento...

E aproveitando que eu to falando de mp3, mIRC e tals, eu peguei uns mp3 duma banda que eu tava muito curioso pra ouvir mas os reviews não me animavam tanto...a banda se chama Art Bears e eu num faço idéia do estilo que eles se encaixam, mas como ja eu havia sido advertido, é uma banda difícil de se escutar, mas não por ser ruim, mas por ser estranha e complexa demais...eles usam umas duas ou tres linhas de vocais num estilo de ópera, com uma música de fundo as vezes meio sombria, as vezes mais rápida, mas sempre estranho...pelo que eu vi em uns reviews, o vocal canta a 'arte', querendo formar uma imagem e o instrumental complementa essa imagem...num sei se essa era a idéia da banda ou do ouvinte, mas eu num ouvi isso...

Agora eu vou procurar outra banda que tanto ouvi falar e nunca escutei....chama-se Ars Nova, e pelo que eu vi (agora), é um trio formado por tres mulheres japonesas à la Emerson, Lake & Palmer e segundo o que eu li, não deixam a desejar quanto ao nível de técnica...se for verdade, vai ser a primeira vez que eu encontro uma mulher virtuosa que num seja na música clássica...

Area - Megalopoli

Nenhum comentário: